Powered By Blogger

domingo, 27 de março de 2011

Tutorial de como usar a ferramenta pen (caneta) no adobe Photoshop

Esta postagem, leva até você, um tutorial sobre o conhecimento de uma das ferramentas mais usadas, e mais interessantes do adobe Photoshop. Espero que gostem.

Abra sua imagem no Photoshop.
Selecione a ferramenta caneta (pen), clicando em cima do ícone ou usando o atalho com a tecla P.

Para seleção, que é o mais usado (e que foi usado neste tutorial), certifique-se de marcar a opção demarcadores na barra de ferramentas superior do Photoshop, como mostra a imagem abaixo.



Escolha um ponto da imagem para começar sua seleção, e de um clique (eu comecei pelo pé).
Enquanto for linhas retas, você dê outro clique na imagem aonde você quer traçar sua seleção, como mostra a imagem abaixo.

quando você for fazer o traçado em curva, dê um clique e deixe pressionado o botão do mouse no local que vai ser curvado, e arraste o mouse até chegar ao resultado desejado, e solte o botão do mouse.


Note que apareceram um ponto âncora com duas pontas que podem ser movimentadas para melhorar o resultado de sua seleção.

Terá momentos, em que sua próxima curva, não ficará como desejado, então aí vai o segredo. Quando acontecer isso, não exclua seu último ponto, apenas segure a tecla Alt pressionada, e ajuste sua curva arrastando seu penultimo ponto âncora até chegar ao resultado esperado.
(Praticando um pouco, será fácil você fazer seleções perfeitas rapidamente)

Terminada sua seleção, deverá ficar mais ou menos assim



Mas há um probleminha, o vazio entre o corpo e o braço da imagem foi selecionado junto. É simples resolver isso, primeiro você vá na paleta camadas, e selecione a opção demarcadores. (como na imagem abaixo).


Clique na flechinha de opções ao lado de demarcadores, e escolha a opção salvar demarcador.


Ainda com a ferramenta caneta (pen), selecione o espaço vago entre o braço e o corpo, depois de selecionado esse espaço, segure a tecla Ctrl pressionada e clique na miniatura do demarcador.



Pronto, as duas seleções se uniram. Agora com a ferramenta caneta (pen) selecionada, clique com o botão direito do mouse em cima da imagem, e escolha a opção "criar seleção". Se você quiser suavisar as bordas de sua seleção (isso eu aconcelho ser feito), digite um valor na caixa "raio de difusão", na janela que se abrirá. (eu usei o valor 6 nesse exemple).



Agora nossa seleção está pronta, basta apenas arrastar essa imagem para onde você quiser colocála, como demonstra a imagem abaixo.



Para o acabamento, fiz um efeito causando a impressão de foguetes nos pés do Homem de Ferro.



Bom pessoal, é isso, espero que vocês tenham gostado, e se gostaram, ou tem sugestões para nossas próximas postagens, não deixem de comentar.
Abraços de quem gosta de proporcionar conhecimento na área de designer a quem estiver interessado   HARRY.


4 comentários:

  1. Ooi Harry...
    nossa bem legal ein, adorei o tutorial eo efeito no IronMan....^^
    é bom pra mim que me perco por não saber usar o Photoshop.... mas tendo um tutorial legal é melhor né...^^
    vcs vão colocar outros?
    Olha, eu me interesso muito por isso sabe, eu desenho desde criança, logico que não é lá essas coisas, mas tento aprender sempre....ah, e adorei as caricaturas^^
    ah, vcs seguem meu blog de desenho? segue aí vai...rsrs
    Então ,vc disse q estuda pra melhorar o seu trabalho, mas vc estuda por conta propria ou fez/faz algum curso?
    Que tipo de trabalho é mais procurado?
    ......nossa, mmuita pergunta!

    Olha, adorei o blog de vcs, Harry e Djonny!!!
    Abraços!
    Maria

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria!
    Primeiramente, muito obrigado por visitar nosso blog, e que bom que tenha gostado.
    Começando a responder suas perguntas, sim nós iremos postar mais tutoriais, e prometo que serão melhores que esse, e bem explicativos, para até quem é leigo no Adobe Photoshop conseguir desenvolve-los.
    Sobre o estudo, tanto eu quanto o Djonny temos curso completo de Web Designer, mas atualmente estudo por conta própria (que é assim que se aprende), e como trabalho com isso, a cada dia estou aprendendo coisas novas.
    Bom acho que não entendi bem a sua última pergunta, mas se for o que estou pensando, o tipo de trabalho que os meus clientes mais procuram, é montagem, e efeitos,(conincidentemente os que usei neste tutorial).
    Sobre o seu blog de desenho, estive olhando, fiquei impressionado com seus desenhos, alguns muito criativos, outros bastante realistas, com certeza viraremos seguidores, ótimo trabalho.
    Abraços Att. HARRY

    ResponderExcluir
  3. Oii
    ah que legal!!!
    e como exatamente vc estuda sozinho? como vc faz?

    brigada por ver meus desenhos, q bom q gostou!!!!

    abraço
    Maria
    ^^

    ResponderExcluir
  4. Olá Maria
    Obrigado por seguir nosso blog, bom, quanto ao "estudar sozinho", eu quis dizer que já como tenho curso e conheço os programas, agora só resta treinar e o que não conseguir fazer, procurar na net até conseguir, esse é o melhor aprendizado que tem, pelo menos na minha opinião.
    Vlw Maria, até a próxima. Abraços
    HARRY.

    ResponderExcluir